X PortoCartoon-World Festival

Janeiro 15, 2009

 

4e8d0af98315418982d9898a82671cf814

O cartunista chinês Guo Zhong venceu o “Prémio do Público” do X PortoCartoon-World Festival, subordinado ao tema dos “Direitos Humanos”, anunciou ontem, no Porto, fonte do Museu Nacional da Imprensa (MNI), que organiza o evento.

O cartoon de Guo Zhong estava no lote dos trabalhos finalistas seleccionados pelo Júri Internacioanl presidido pela líder da FECO, Marlene Pohle, e mostra um policia no cimo de uma escada, entre as nuvens, a pintar uma grade, semelhante às das prisões , tapando a luz do sol.

O “Prémio do Público” é atribuído por votação dos visitantes que passaram pelos vários locais da exposição (Museu Nacional da Imprensa, Aeroporto do Porto e sede da CGD).

Nesta votação participaram também os cibernautas que visitaram o site www.cartoonvirtualmuseum.org do Museu Virtual do Cartoon, e que contribuíram para a vitória de Zhong no “Prémio do Público”, atribuindo-lhe 2136 votos, o que deixou a larga distância os trabalhos de Luís Veloso (211 votos) e Augusto Cid (194 votos). Recorde-se que Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival.

A votação, que terminou no dia 31 de Dezembro, contou com cerca de 4.500 boletins e a participação quase duplicou em relação a 2007.

Esta foi a terceira edição do “Prémio do Público” iniciado em 2006 e, tal como as anteriores, implica que o vencedor seja convidado a fazer uma “exposição antológica” sobre a sua obra, no próximo PortoCartoon.

FONTE: SIC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: